O Mundo da Raquel
A Musica na Pré – História
Através de diversos estudos efetuados por cientistas em locais arqueológicos podemos observar vários indícios sobre a existência /criação da música dos povos pré – históricos.
A arte rupestre encontrada em cavernas dá-nos uma vaga ideia sobre o desenvolvimento da música nessa época, ao estarem representadas figuras relacionadas com várias atividades musicais, tais como tocar um instrumento.
O homem pré-histórico descobriu a música através dos sons que o rodeavam no ambiente, aprendeu a distinguir diversos timbres característicos, como por exemplo quando as ondas rebentam na praia, quando a tempestade se aproxima e aos sons de vários animais selvagens.
Encantou-se principalmente com o som da voz humana.
Toda a cronologia do desenvolvimento musical não pode ser definida com precisão. É impossível perceber se a música vocal surgiu antes ou depois das batidas / percussões corporais.
Mas podemos concluir com quase toda a certeza que a música contribuiu decisivamente para o desenvolvimento dos povos pré – históricos.
Com base nesta interação, o ser humano enquanto desenvolvia a música, desenvolvia-se a si também. A partir dessa altura a música passou a fazer parte dos povos da pré – história até aos nossos dias.